22.2.08

Minerando o passado I - Recortes do antigo Algumas Pegadas

Algumas Pegadas era o nome do meu antigo blog, que existiu de Novembro de 2003 até Maio de 2006. Ele pode até ter desaparecido, porém ainda tenho um backup dele no meu micro e hoje navegando por ele descobri tantos versos antigos interessantes que vou aos poucos peneirar as pérolas que tem lá e trazê-las para cá. O primeiro que mando é este, um poema de um grande amigo que ele escreveu após um show de quando lancei o Acaso (livro de poesias) em 2003.

Um dia poeta
Ronaldo Filho

O silêncio da noite me incomoda
A caneta me convida para escrever
As palavras do poeta, ainda frescas em minha mente
Misturam-se com versos que surgem a todo instante
As palavras inquietas do poeta me fazem pensar
As palavras inquietas do poeta me fazem escrever
Então escrevo
Escrevo tudo que se passa pela minha cabeça
Escrevo sobre a vontade de um dia ser poeta
Poeta itinerante no corpo
Poeta itinerante na mente
Forasteiro procurando palavras
Forasteiro procurando gente
O silêncio da noite ainda incomoda
As pás do ventilador cortando o ar soam como as palavras do poeta
As palavras que cortam barreiras, ultrapassam fronteiras, transcendem limites
Limites,
Barreiras,
Fronteiras
Tudo isso para o poeta é besteira
O que há de ser dito será dito
E ele o fará num sussurro ou num grito
Um sussurro de leve, para quem está perto
Um grito no escuro que atinge o incerto
A vida do poeta é um recital
Versos soltos pelas horas
Versos presos em estrofes
Redondilhas maiores e menores
Acompanhadas de rimas de todos os tipos
As metáforas do poeta refletem em palavras pensamentos geniosos
Serei eu um dia poeta?
Ou estou condenado a viver como simples mortal
Tentando entender as metáforas expurgadas pelo ídolo que alimenta minha fome de escrever Serei eu um dia poeta?
Será ele um grande profeta?
Profeta da vida
Visionário do mundo
Acima de todos
Vivendo sem rumo
Vivendo para si
Vivendo para os versos
Arquitentando em palavras
O seu manifesto
Serei eu um dia poeta?

(Novembro de 2003)
-------------------------------

Pois é Ronaldo, eu é que te pergunto se seremos um dia poetas?